Dicas para um bolo fofinho

Bolo é a minha especialidade. Amo fazer e gosto ainda mais de comer. Aliás minha história na cozinha começou ajudando minhas tias a fazer bolos na casa da minha avó. Elas me deixavam mexer a massa enquanto colocavam os ingredientes. Mas uma regra tinha que ser seguida: mexer sempre para o mesmo lado.

Fazer um bolo ficar fofinho não é muito difícil. Algumas regrinhas básicas devem ser seguidas:

1. Utilizar material de boa qualidade. Nem tentem fazer um bolo de boa qualidade comprando material barato. Um exemplo é o trigo, se ele for de má qualidade o bolo pode solar. Infelizmente para usar ingredientes de boa qualidade é preciso gastar mais.

2. Utilizar margarina com 80% de lipídios. Na hora de comprar a margarina para o bolo lembrem-se de olhar na embalagem a quantidade de lipídios. Margarinas com menos de 80% de lipídios estão fora da lista.

3. Utilizar açúcar refinado. O açúcar cristal é mais grosso e pode ter dificuldades para derreter na massa.

4. Ingredientes em temperatura ambiente. Os ovos, leite e margarina devem estar sempre em temperatura ambiente, a não ser que a receita peça o contrário. Quando usados gelados eles liberam água na massa o que pode atrapalhar o crescimento da massa.

5. Peneirar ingredientes secos. Peneirar o trigo, amido de milho, açúcar, entre outros ingredientes evita pedras de açúcar na massa e deixa ela mais leve e fofa.

6. Peneirar os ovos. Se a receita pedir mais de 3 ovos retire a película das gemas. Existe algumas maneiras de fazer isso. Uma das mais práticas é peneirar as gemas, sem mexer com garfo ou colher. Basta dar umas batidinhas na peneira, quando sobrar apenas a película jogue fora.

7. Espere 30 minutos. Espere, no mínimo, 30 minutos antes de abrir o forno para ver se o bolo está pronto.

8. Deixe tudo a mão. Separe todos os ingredientes e utensílios que precisará para fazer o bolo. Isso facilita na hora de fazer o bolo. Arrume tudo como se fosse apresentar um programa culinário mesmo. E divirta-se!

Abraços e até a próxima.

2 comentários:

Simone disse...

Essa minha irmã é fera mesmo, viu? Bjo!!

Renata Nascimento disse...

Obrigada! :p