Montanha Suíça

Primeiro quero me desculpar pelo meu sumiço. A semana passada foi um pouco conturbada mas estou de volta e com uma receita que deixará vocês com água na boca.

Buscando uma receita para fazer no almoço do dia dos namorados encontrei a Montanha Suíça no meu arquivo. Hoje me pergunto porque não fiz antes. Ficou tão gostoso que desistimos de sair para jantar e jantamos o restinho que sobrou do almoço. Além de ser uma delícia é muito fácil de fazer. 

Abraços e até a próxima.

Montanha Suíça
5 porções

Ingredientes do purê:
1 colher (sopa) de queijo ralado
1 colher (sopa) de manteiga
1 kg de batatas
2 gemas
Sal a gosto

Ingredientes do camarão:
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de coentro
400 g de camarão médio limpo
¼ de pimentão bem picado
½ tomate bem picado sem pele e sem semente
2 dentes de alho picado
1 cebola média picada
Sal a gosto

Ingredientes do molho:
1 xícara de leite frio
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de maisena
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) de manteiga
Sal a gosto

Ingredientes da massa:
½ pacote de macarrão (250g)
1 colher (sopa) de azeite
Sal a gosto
Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo:

Purê: Cozinhe as batatas, espreme-as e leve ao fogo por alguns minutos com as duas gemas, a manteiga, o queijo ralado e sal a gosto. Reserve.

Refogado de camarão: Corte os camarões em pedaços pequenos. Numa panela, refogue a manteiga, a cebola,o alho, o coentro, o pimentão, o tomate e o sal. Acrescente os camarões, deixando cozinhar por 5 a 10 minutos. Reserve.

Molho: Dissolva a maisena no leite e depois coloque-o em uma panela com o extrato de tomate, o sal, o azeite e a manteiga. Misture tudo e cozinhe até engrossar um pouco. Reserve.

Massa: Cozinhe o macarrão em água e sal, tire da panela e escorra. Regue a massa já escorrida com azeite para não grudar. Reserve.

Montagem: Unte uma fôrma com manteiga e forre-a com metade do purê de batata. A segunda camada deve ser feita com o refogado de camarão, a terceira, com o talharim cozido. Na quarta vai o molho. E a outra metade do purê de batata é colocada por último. Salpique queijo ralado. Leve ao forno para aquecer e dourar.

Dica: Acho melhor usar massas curtas (penne, fusilli, farfalle).

5 comentários:

Raphaella disse...

Poxa! Esse prato parece realmente delicioso!!!!!!

Vou guardar essa receita que vc deu para o dia que eu tiver coragem de fazê-la, pois ainda sou tão enrolada na cozinha que para mim pareceu difícil preparar a Montanha Russa. Bom, tu sabes como são meus dotes culinários, né?! Aprendir (super recentemente) a fazer feijão. Minha sorte é que foi com vc, que é uma ótima professora!

Beijão! ;)

Raphaella disse...

Ai...

Acabei de ver que eu sou um MICO ambulante, pois eu escrevir Montanha Russa, querendo me referir ao nome da tua receita. Mas, sei bem, pois está escrito claramente no teu post, que o nome correto é Montanha SUIÇA.

Ai, meu Deus! Como eu pago mico! Desculpa! Eu já tinha lido Montanha SUIÇA, não sei porque escrevir russa...

Beijão :)

Raphaella disse...

Não satisfeita, eu cometir mais um mico: escrevir, no comentário anterior, Suíça sem o acento no i.

Ai... Nossa... Hj não foi meu dia!

Beijos!!!!!!!

Raphaella disse...

Meu Deus...

Errei até as conjugações verbais. O correto seria: eu cometi... (...)Escrevi...

Nossa! Vou correndo dormir, pois, tudo isso deve ser sono!

Beijão (de novo!)

Renata Nascimento disse...

Kkkkkkk, não se preocupe Raphaella. Tenho uma amiga que também só quer chamá-lo de Montanha Russa.
Quanto a receita pode fazerr sem medo. Não é difícil, você vai ver.
E obrigada pelo "ótima professora".
Beijos.