Bolo com sorvete


Tem sobremesa mais gostosa do que bolo com sorvete? Tudo bem, deve ter mas o bolinho com sorvete não fica atrás não.

Essa sobremesa foi um improviso de um bolo que não deu certo. No final acabou dando mais certo do que a idéia original.

A invenção do nome foi uma brincadeira com o formato dos bolinhos. Ficaram altos e redondinhos, o que me lembrou a Torre de Pisa. Só não ficaram tortos.

A decoração do prato (foto) foi obra da minha querida amiga Bárbara. Ficou chique, não foi? :)

Abraços e até a próxima.

Torres de chocolate com sorvete

Ingrediente:

Bolinhos:
1 xícara (chá) de margarina com sal
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
3 ovos
4 colheres (café) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de achocolatado em pó
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (café) de bicarbonato de sódio

Calda:
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de achocolatado em pó
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de margarina

Modo de Preparo:

Bolinhos:
Bata a manteiga com o açúcar e os ovos. 

Peneire o trigo e acrescente aos poucos alternando com o leite.

Peneire o chocolate em pó, o achocolatado, o fermento e o bicarbonato de sódio e acrescenta à massa aos poucos.

Coloque em uma forma retangular (30cm x 20cm) untada e enfarinhada. Leve ao forno médio (200°C) pré-aquecido por cerca de 1 hora ou até que ao espetar um palito na massa ele saia limpo.

Retire do forno, deixe esfriar um pouco, desenforme e corte com um cortador redondo de biscoitos.

Calda:
Leve ao fogo moderado todos os ingredientes da calda até encorpar. Sirva quente com os bolinhos e o sorvete de sua preferência.

Dica: Para o bolo não derramar preencha apenas 2/3 da forma com a massa.

3 comentários:

Simone disse...

Humm... lembrou uma coisa q eu amooo!! Petit Gateau!!

Patty disse...

Renzinha, eu me lembro bem...Hummm tava uma delícia!
Foi quando eu e Evandro fomos fazer uma visitinha, e vc serviu essa sobremesa ma-ra-vi-lho-sa! Depois contou que o bolo não deu certo e acabou virando essa torre de chocolate.
Êêêê fui a primeira a experimentar essa maravilha...

Renata Nascimento disse...

Hahahaha.
Foi isso mesmo Pá.
Beijo.