Feijão: passo a passo

Hoje o post vai ser um pouquinho maior. Como nossa amiga Raphaela pediu, vou postar uma receita de feijão feita passo a passo. 

Eu não sou nenhuma expert em fazer feijão. Pesquisei algumas receitas e cheguei nessa que irei postar. Ela fica gostosa e é bem fácil e prática. Espero que vocês aprovem.

Qualquer dúvida podem perguntar. Se eu souber responder terei muito prazer em fazê-lo.

Abraços e até a próxima.

Feijão

Ingredientes:

1 1/2 xícara (chá) de grãos de feijão
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola pequena ralada
2 dentes de alho amassados
2 cubinhos de caldo de bacon
Charque a gosto dessalgada (opcional)
Água quente
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Comece catando o feijão. Você pode encontrar pedrinhas, grão estragados e grãos pela metade. Eu prefiro tirar tudo o que não é um grão inteiro e saudável.

Coloque de molho em água fria. O ideal é que passe cerca de 6 horas, trocando a água pelo menos 3 vezes durante esse período.

A charque deve ser dessalgada: leve ao fogo com água e deixe ferver por uns 10 minutos. Retire do fogo, escorra e passe na água fria para retirar o resto do sal. Reserve.

Leve ao fogo, numa panela de pressão ou numa panela normal, o óleo, a cebola e o alho amassado. Refogue bem, acrescente a charque, o feijão e os cubinhos de bacon e deixe refogar mais um pouco. 

Coloque água até cobrir os feijões e feche a panela. Se estiver fazendo numa panela de pressão deixe 8 minutos após pegar pressão. Após os 8 minutos desligue o fogo, deixe a pressão sair e abra a panela. Se precisar acrescente mais água, e coloque o sal. 

Se o feijão ficar com muita água amasse alguns grãos cozidos e coloque de volta no feijão. Deixe no fogo até secar um pouco.


Cozinhar o feijão numa panela normal demora mais tempo. Deixe cozinhar até os grãos ficarem maleáveis. Se for preciso coloque mais água durante o cozimento.

3 comentários:

Raphaella disse...

NOSSA!!!!!!! QUE MARAVILHA!!!!!! OBRIGADÍSSIMO, RENATA!!!!!!!!!

Só vi que tinha a receita hj, pois fiquei um bom tempo sem puder entrar na internet. Nossa! Eu estou horanda com tanta dedicação e carinho que vc teve comigo ao elaborar essa receita passo a passo. Desculpe o trabalhão que vc teve! Desculpe mesmo!

Fiquei tão entusiasmada, qdo vi sua receita hj cedo, que já fui fazer! FICOU EXCELENTE!!!!!!! MUITO OBRIGADA!!!!!! Eu só não fiz a charque... É meio difícil achar charque por aqui. Até acha, mas tem que dá uma boa pesquisada, não só nos supermercados, como no Mercado Municipal, para encontrar. Eu tb não tinha cubinhos de caldo de Bacon, mas fui comprá-los e os usei. Na panela normal (onde eu fiz) demorou um pouquinho realmente. Na próxima vez, tentarei fazer na panela de pressão (vou tentar perder o medo!). É só deixar a pressão sair por si só para abrí-la, ou tem que jogar água nela fechada? (já ouvi gente dizer isso, mas acho que não deve precisar não, né?!).

Olha, não tenho palavras para lhe agradecer! Vc foi carinhosa demais!!!!!!! MUITÍSSIMO OBRIGADA!!!!! OBRIGADA MESMO!!!!!!

Enorme beijo!

Renata Nascimento disse...

Oi Raphaella, que bom que você gostou. :)
Foi um prazer ajudá-la.
Se você quiser pode colocar umas rodelas de linguiça calabresa ao invés da charque (isso se você gostar de linguiça).
Quanto a panela de pressão não precisa jogar água não, a não ser que você esteja com pressa. Deixa a pressão sair por si só que é mais seguro.
Qualquer coisa é só perguntar. ;)
Beijos.

Raphaella disse...

Vc disse que bom que eu gostei, mas tá errado, pois, gostar é pouco, eu AMEI a receita!

E, foi para mim, um grande prazer ter sua ajuda!

A idéia das rodelas de linguiça é ótima! Da próxima vez vou tentar! Mas, pode acreditar, o feijão ficou muito saboroso mesmo sem a charque e só com outros ingredientes que vc ensinou.

Entendi a questão da panela de pressão. Era o que eu tava imaginando mesmo, pois, para jogar água nela só se for por pressa mesmo. Como não há essa necessidade de tanta pressa, vou fazer como vc ensinou: vou deixar a pressão sair sozinha, pois me parece mais seguro realmente.

Olha, não me canso de dizer: muito obrigada! Vc foi muito sensacional!

Beijão enorme!!!!!!!!