Feijão Tropeiro

Hoje é dia de Tiradentes. O líder da Inconfidência Mineira, além de dentista foi tropeiro também. E "tropeiro", é claro, me faz lembrar de uma receita deliciosa: feijão tropeiro.

Tenho uma versão meio nordestina dele o que, na minha opinião, é ainda mais gostosa. Apesar de parecer trabalhoso é um prato fácil e rápido de fazer.

Espero que vocês gostem tanto quanto eu.

Abraços e até a próxima.

Feijão Tropeiro

Ingredientes:

500g de feijão macassar ou mulatinho
500gde charque picada dessalgada
1 cebola picadas
1 tomate picados
1/2 pimentão verde picado
1/2 xícara de manteiga derretida (ou de garrafa)
1/2 molho de coentro picado
250 g de cuscuz (fubá)
1/2 calabresa picada (cerca de 100g)
75g de bacon picados
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Coloque o feijão de molho durante 6 horas. Depois cozinhe na água e sal. Depois de cozido escorra. Prepare o cuscuz como manda na embalagem e depois de pronto esfarele-o.

Frite na manteiga a charque, a calabresa e o bacon. Acrescente a cebola e refogue mais um pouco. Depois coloque o tomate e o pimentão. Acrescente o feijão e misture tudo.

Tempere com o sal e a pimenta. Coloque o cuscuz e misture. Se necessário acrescente um pouco mais de manteiga.

Sirva com arroz e couve refogada.

4 comentários:

Raphaella disse...

Nossa! Parece delicioso! Rê, tenho um pouco de vergonha de admitir, logo assim, em público, mas eu não sei fazer feijão, e nem é desses especiais, como o tropeiro, que eu tô falando. Me refiro a esses simples, do dia-a-dia. Não sei fazer nem aquela fase de catá-los (Ai, que vergonha!!!!!). Tu acreditas que desde que eu e Rafa estamos morando juntos, eu nunca preparei feijão (e sinto a maior falta, pois amo feijão. Rafa tem sorte, pq ele não gosta, não come). Minha mãe já tentou me ensinar, mas o dela é tão complicado. Ela não faz feijão simples não. O dela é como se fosse sempre uma feijoada completa e ela tem várias etapas de deixar os gãos de molho. É uma complexidade! Tu toparias me ensinar uma receita de feijão caseiro simples? (Desses que se faz no dia-a-dia!) E outra questão problemática para mim é sobre a panela de pressão! Minha mãe diz que é dificílimo fazer qualquer coisa na panela de pressão! Ela fica me colocando medo! Tu faz feijão em panela comum ou de pressão! Espero que seja em panela comum, pq já me traumatizaram com a panela de pressão! Ahahahuhauhauhauhauah!!!! Anota meu e-mail se tu puderes me passar a receita, aí tu mandas para ele, para não te incomodar aqui no teu blog, já que tu deves ter alguma outra coisa em mente para postar aqui. É o seguinte: raphaellabgv@yahoo.com.br. Se tu não puderes me ensinar o feijão, ficas a vontade, tá?! Não quero te incomodar, nem tomar teu tempo! Desculpa desde já o incômodo!
Tô amando o teu blog! PARABÉNS!!!!!!

Renata Nascimento disse...

Rapha será um prazer te ajudar a fazer um feijãozinho.
Só peço que você espere um pouquinho para eu preparar um passo a passo de como fazer feijão, ok?
Postarei assim que estiver pronto.
Beijos.

Raphaella disse...

Poxa! BRIGADÃO!!!!!!! Será uma alegria enorme para mim ter a sua valiosa ajuda! BRIGADÃO mesmo! Fico esperando sim, sem problema nenhum. O tempo que vc quiser! Mais uma vez: BRIGADÃO!
Muitos, muitos beijos!!!!!!

Simone disse...

Ahahahahah!! Que onda, adorei essa conversa!!! Eu nunca comi teu feijão. Só esse tropeiro... Qro experimentar o do dia-a-dia!!!!!!